terça-feira, 18 de outubro de 2011

Comenta, vai!



Eaí, certin?







Eaí, certin?


Eu sou um dinossauro. Sou de uma época pré-internet. E isso me causa alguns problemas hoje. Some ao fato de eu ser meio leso, pra algumas situações que ocorrem hoje em dia serem totalmente absurdas ou sem sentido pra mim, tipo trabalhar na CNT.


Mas não é desse simpático canal que no início da década de 90 me enganava prometendo passar filmes do Van Damme que quero falar, mas de algo que me intriga nesse mundo das interwebs: Os comentários.


Na minha época, quando você não gostava de algo, você não gostava, e ficava na sua. Ou fazia propaganda negativa pra pessoas próximas. Você podia até mandar carta, mas o trabalho que dava pra você mandar algo que provavelmente não chegaria a lugar algum desanimava qualquer pessoa. A não ser que você fosse um psicopata.


Porém hoje em dia, com a internet, é muito mais fácil exercitar esse lado raivoso, que apelidamos de comentar em blogs.


Me pergunto: O que passa na cabeça da pessoa, que, ao não gostar de algo que viu, acha que xingando, ou fazendo apontamentos de forma agressiva vai realmente fazer a diferença? O que faz a pessoa perder tempo de sua vida fazendo isso? Não custava nunca mais voltar?


Francamente? Com minha visão atrasada, eu acho que é vontade de aparecer. Falta de atenção, maturidade.. mais falta de atenção, carência mesmo. Só isso pra explicar. 


Isso não quer dizer que você tem que concordar com todos os posts de todos os blogs, ou rir de todos os conteúdos dos sites que você entrar, não, pelo contrário, você pode até questionar, o problema é que as pessoas confundem questionar com julgar, e emitem sentenças superficiais acerca de algo/alguém que talvez nem conheça. Disse isso sem julgamentos.


Porém nunca vi uma pessoa discordar de algo, e procurar na fonte, de forma educada expor a opinião, ou debater de forma amigável. Seria muito melhor, acho que o propósito dos comentários seriam mais aproveitados assim, e quem sabe amizades surgiriam.


Mas é mais fácil xingar alguém que você discorda, e dar uma de anônimo, é como andar de sunga com enchimento usando máscara.




Mas talvez seja só imaturidade mesmo, aquela rebeldia adolescente que não tem como ser catalizada em algo bom... aí pra esse tipo de pessoa, qualquer coisa que a desagrade seja motivo pra xingar... coisa de criança mesmo... até agora foi a única explicação racional que tive.


E não digo isso porque minha querida prancheta as vezes é atacada, até porque pouco me importa, afinal, o acesso da pessoa garante meu sustento, e quando você é xingado pessoalmente na infância por centenas de criancinhas por ser feio, não são palavras vindas de pessoas vazias que afetam. Mas enfim, o lance é que eu tenho contato com alguns blogs, sejam de pessoas com milhares de acessos, a outras com acessos mais modestos, e a mecânica é sempre a mesma. E todos que se identificam, se você checar, vem de adolescentes, ou jovens que ainda não saíram desta. Será um padrão?


Mas é o tipo de coisa que quem faz blog/site tem que se habituar e achar engraçado alguém perder tempo precioso de sua vida bolando uma forma de te atingir, é bem melhor que a indiferença.


O problema é só quando você ignora as centenas de elogios e só foca nas poucas pessoas que falam mal. É como ter uma camisa branca com uma manchinha de cocô. Onde mais você prestaria atenção?






 Quer trocar uma ideia? Então aproveita e curta a página do Prancheta Suja no Facebook AQUI e participe!


E já que está aqui, bem que você podia conhecer meus quadrinhos! Clique AQUI, e os conheça!


É isso, até sexta, tchau.

22 comentários:

  1. Pois é, o pior é que isso deixa as pessoas tão traumatizadas que reagem defensivamente até diante das verdadeiras críticas que poderiam ajuda-las a melhorar.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do post, bom mesmo e divertido.
    Me irrito com quem sai por aí tecendo comentários desnecessários e sem noção, julgando, pregando moral, e sem nenhum conhecimento de causa.
    É muito fácil sair apontando, julgando e condenando, mas para assumir as próprias atitudes, os próprios erros tem que ter culhão. E o mundo está repleto de quem prefere não ter o trabalho de se olhar no espelho.

    ResponderExcluir
  3. Rapaz, sou da mesmíssima opinião.

    Hoje em dia acho que o termo 'trollar' saiu do controle. O prazer que um sarro inocente trazia cresceu a ponto de pessoas (as imaturas) sentirem prazer em ofender e rebaixar o outro, não importa a que custo.

    A coisa está realmente ficando feia, pois nem sabem mais do que reclamam e atiram pra todos os lados.

    ResponderExcluir
  4. Hoje eu vim comentar pra não perder a deixa. TO SEMPRE aqui, e adoro o blog.

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que essas crianças não aprenderam ter respeito com os outros.
    Acho que se a pessoa chegou a postar um comentario é pq tem preocupação com aquilo q viu hahaha Pq da p/ ver quando começa a ler ou ver video q nao gostou, só fechar. Essa gente deve assistir ate o final.
    Sei lá, eu queria entender o pq de alguem gastar tempo p/ logar e deixar um comentario xingando.

    Vendo pelo lado positivo, qt + gente xingando + famoso vc é! Agora ser famoso pode ser para o lado bom e p/ o lado ruim. Para saber é só calcular os elogios hahahaha

    ResponderExcluir
  6. você é bom blá blá blá odeio hipocrisia blá blá blá você é horrível.

    ResponderExcluir
  7. Douglas, você quer q eu elogie os seus quadrinhos ou seja honesto? rsrsrsrs

    Kiiiding, vc tá mordaz como sempre, velho amigo!!!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom parabéns pelo post! @_Gabrielróllis

    ResponderExcluir
  9. Está tarde, serei breve...
    Concordo com seu texto, e sua forma correta de escrever me diz que posso esperar mais do seu blog, passarei por aqui mais vezes.
    Até qualquer dia. Daniel

    ResponderExcluir
  10. Contar com o bom senso de todos é utópico e esperar que a maioria crie ao menos um desfecho lógico pra um comentário, isso é não ter bom senso. E acho que isso que falta em alguns: bom senso, porque senso crítico todo mundo acha que tem e não percebem que são só meias-palavras de uma síntese vazia.

    ResponderExcluir
  11. porra cara, eu penso que a internet é um local onde existem muitos pontos de vista e eu acho importante que os leitores critiquem, mas que critiquem de forma que vá ajudar o autor a melhorar e não deixa-lo puto da vida.É muito fácil xingar e colocar no anônimo, por isso qualquer comentário anônimo em meu blog eu desconsidero, seja positivo ou negativo. Assim como existem posts bons e ruins, também existem comentários bons e ruins, temos que ter consciência disso. (ninguém é perfeito).

    http://tomadarock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. E ae Douglas,um ótimo post esse seu.To aqui por causa de um twity e cara,gostei mesmo.Não sou de comentar muito em blogs,mas esse mereceu.Obrigado por compartilhar esse desabafo,e sucesso.

    ResponderExcluir
  13. Realmente, muito bom o post, mandaram pra mim no twitter (felipe neto).
    A razão é a revolta deles acho eu i,i'

    ResponderExcluir
  14. Nunca julgamos aquilo que compreendemos=*
    E há exceções viu?!
    Sou jovem! Rá, muito bom!
    Ass: Anonimo

    ResponderExcluir
  15. Como você tem coragem de postar uma porcaria dessas? #MENTIRA! Arrebentou, guri! Penso assim também. Não gostou? Desligue o PC e vá ler um livro! Fico pensando na turma que perde tempo seguindo um blog ou microblog só procurando um motivo pra falar mal da observação do seguido. É muito atraso de vida!

    ResponderExcluir
  16. Como sempre um ótimo link q o Felipe Neto indicou. Parabéns pelo modo bem humorado e objetivo com que escreve, com certeza vale a pena ver mais coisas do seu blog.

    ResponderExcluir
  17. Às vezes eu penso que o espaço para comentários é uma maneira de algumas pessoas colocarem para fora aquilo que elas realmente são, a saber, imbecis frustrados e cheios de um ódio reprimido, algo que está no âmago dessas pessoas. O anonimato da internet falha muito nesse aspecto; que direito eu tenho de atacar o trabalho ou o próprio autor com xingamentos e outras palavras dispensáveis? Sim, é provável que seja carência mesmo, porém inveja também seja aplicável. Nunca li seu blog, mas continue provocando vergonha nessas pessoas, pois talvez envergonhado-as, elas parem para pensar um pouco, já que certamente não se trata apenas de adolescentes revoltados. Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  18. eu acredito que você tenha muito potencial.
    mas não se acomode e nem se faça de vítima. simplesmente procure evoluir.


    faça cursos de desenho, viva experiências diferentes, trabalhe. isso vai elevar o nível dos seus quadrinhos.

    é fácil se deixar levar pelo que as pessoas dizem. mas tenha foco.
    acredito que muita gente que falou mal do seu trabalho não estava gratuitamente te ofendendo. apesar de ser duro receber críticas, não culpe aos outros. você também não é o dono da verdade. como os outros também não são.

    recomendo que ao invés de se sentir injustiçado diante dessas críticas negativas, você mesmo seja auto crítico, e perceba que ainda tem muito trabalho a fazer pra agradar o maior número de pessoas possível.

    ResponderExcluir
  19. antes de ser aceito pelo público, precisa de muito trabalho duro.

    não se pode viver só de elogios.

    ainda mais um iniciante. um iniciante nunca vai se tornar profissional se quer só ouvir elogios o tempo todo, e seu trabalho ainda precisa amadurecer.

    mas continue assim. seu sucesso vai depender do seu esforço.

    pare de esperar por elogios e trabalhe. os elogios vão vir com certeza um dia, pois você tem um talento ainda a ser lapidado.

    ResponderExcluir
  20. Esses 3 últimos comentários dizem a verdade inescapável, mas também leva todas as pessoas que frequentam seu blog a repensarem as próprias atitudes.

    É normal ao receber um elogio a gente se 'acomodar', ficar feliz e esquecer de se aprimorar de verdade, mas quando alguém critica, a gente quase se mata pra fazer o melhor e se superar e superar pra calar a boca do infeliz que nos falou mal.
    Melhorar sempre todos temos que buscar, acomodação é perigoso, prostração e egocentrismo são o fim.

    Adoro o que vc faz e mais ainda como vc me surpreende como pessoa...
    Espero continuar fazendo parte de um pedacinho disso. Vc é incrível, e mais incrível é o que vc ainda tem pra mostrar e fazer!A estrada é longa!

    Ps:Quando vc for pra Globo ser galã de novela ou na pior das hipóteses na Recópia fazer figuração me dá oi na rua tá?!rsrsrs Bjoooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir