terça-feira, 23 de agosto de 2011

Digivolua




Eaí, certin?


Finalmente no Rio de Janeiro, cidade maravilhosa, cheia de encantos mil. Como é bom respirar o ar puro e desviar de balas perdidas! De andar dentro de um ônibus enrolando dinheiro em suas partes genitais pra caso alguém te assalte você entregar o dinheiro com cheiro de saco!


É, a realidade é dura. Por isso muita gente é tentada a sair dela, migrar pra realidade virtual.


No mundo virtual não precisamos conviver com as pessoas. Interagimos apenas com quem tem algo a ver com a gente. Cada perfil na rede social é como se fosse um curriculum, cabe a nós analisarmos quem merece ou não entrar na nossa rede de contatos. Bunda bonita? Pode entrar. Peitos grandes? Seja bem vinda. Frases engraçadas 24 horas? Tô seguindo. Gente sofrendo? Não obrigado.


O problema é que o mundo virtual não conseguiu preencher o que o ser humano não conseguiu no mundo real: O vazio existencial. E com ela, aumentamos a carência, necessidade de atenção... estamos tão próximos e tão distantes... E pra mim não tem nada pior que um ser humano tentando conseguir um pouco de atenção.


Creio que é daí que surgem os trolls e haters da internet. Lógico, não devemos confundir com um crítico. O crítico é uma outra espécie de chato. Enquanto os trolls e haters agem decerebradamente tentando ganhar sua atenção através de xingamentos, ameaças e outras bobagens, o crítico o faz através de um raciocínio lógico. 


Por outro lado, temos também as pessoas sensíveis. Sensíveis até demais. O fato do mundo virtual te roubar a convivência do mundo real é que cada vez mais as gerações ficarão mais molengas, e sem o jogo de cintura pra ouvir uma sugestão ou opinião que seja o contrário das opiniões delas. Aí pra elas, todo mundo é troll, hater, crítico, preconceituoso...


Parece que tolerância e respeito não participam da inclusão digital.


Então vivemos num ciclo de pessoas se expondo demais, sendo trolladas mais ainda, elas reclamando e se expondo mais com sua insatisfação dessas trollagens, e os trolls se alimentando disso também. Até que um dos lados cede, e o ciclo começa em outro canto.


Mas essa perseguição deve compensar. Pros dois lados. Por um lado, o ofendido, ele percebe que chamou a atenção de alguém. Pro ofensor, a mesma coisa.


Tem até quem aprenda com seus defeitos e os corrija. No photoshop.




Ego é realmente uma coisa complicada.




O problema do ego é que quando você o alimenta, ele pede mais e mais comida, massagem, carinho... e pra conseguir satisfazer esse apetite voraz, você vai se rebaixando a qualquer coisa, inclusive fingir ser algo que você não é.


Aí transformamos a internet numa sociedade de espetáculos cruel, onde fingimos ser o que não somos a ponto de ficarmos além de infelizes, esquizofrênicos, com um desejo enorme de mostrar às pessoas que não somos nada disso.


Enfim, vencer esse monstrinho chamado carência, e não se deixar dominar pelo poder que o ego tenta exercer em você é algo muito difícil. Enxergar que nos vangloriamos por coisas fúteis é difícil. Viver sem máscaras, conviver com pessoas de carne e osso, cheias de defeitos onde você não pode apertar o botão "Ficar invisível" é muito complicado. Mesmo. Mas não é impossível. Assim que nos tornamos maduros, e sabemos discernir entre um idiota querendo aparecer falando mal de você de uma pessoa que emite uma opinião contrária, mas que pode te ensinar muito com isso.


Ou continuar mostrando as peitcholas na interné. É sempre gostoso de se ver.






Curtiu o post?  Então aproveita e curte a página do Prancheta Suja no Facebook AQUI. E participe! Pretendo interagir com vocês por lá. 


E já que está aqui, bem que você podia conhecer meus quadrinhos! Clique AQUI, e divirta-se! 


É isso, até sexta, tchau.


12 comentários:

  1. hahaha. Mto bom! É muito ego pra pouca internet! =D
    parabéns pelo talento!
    beeeijo!:*

    ResponderExcluir
  2. adoreii tudo, a caneca ta show, vc é de mais, o post perfeito, hhaha quero uma caricatura bom bom bom beijos da loiraaaa

    ResponderExcluir
  3. ótimo texto, tudo a ver!
    aliás sou amiga do wanderson e vi a caricatura, show! :) Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. MUUUUUITO BOM! E o pior é que existem muitas pessoas assim hoje em dia né? Que dó.
    Beijos, adorei !

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post, engraçado como tudo o que tu diz, vai se encaixar certinho pra alguém.. AUHUAHUAHUAH
    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. É a mais pura verdade esse post!
    Nos pegams interagindo mais com quem realmente achamos que tem mais haver com a gente!
    Mais o virtual não pode entrar em conflito com o real; mais acho que não devemos deixar de lado as pessoas que precisam de atenção, até pq nunca sabemos o dia de amanhã. Acho que do mesmo jeito que recebo atenção hoje, darei atenção amanhã, vida que segue e o mundo que dá voltas e um precisando do outro.
    D. me deu tanta atenção que acabou arrumando uma pentelha p saco dele!rsrsrsrsrsr... Pentelha não irmãzinha fica mais bonitinho!
    Continue assim garoto! Perseverança sempre! Vamo q vamo e tamo junto!

    ResponderExcluir
  7. Quando as pessoas não insistem em ter que mostrar felicidade na internet, elas querem demonstrar o quanto estão infelizes, o quanto estão nervosas ou com com raiva... O importante é mostrar. Tá tudo girando tanto em volta do próprio umbigo que fica tudo cada vez mais forçado, falso e os resultados a gente vê na vida né. A internet hoje é fundamental, mas ao mesmo tempo incentiva o egocentrismo.
    Adorei, como sempre!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom post!
    Me impressiono com a quantidade de pessoas que preferem a vida social das redes sociais.. provalvelmente deve ser melhor que a vida real..mas isso não supre (imagino) o grande vazio das nossas necessidades...
    Sem desfazer o 'curtir' dos amigos virtuais, até porque conheci muita gente tri, que tenho a intenção de um dia encontrar on no mundo real, pessoas sensacionais, como esse Bombom aqui... mas dá pra viver apenas nessa realidade paralela, onde pessoas/abraços/beijos/carinhos são virtuais, nada é palpável?? isso esquenta/acalma/alegra/etc como os "de verdade"??

    ResponderExcluir
  9. Adorei! e achei tão interessante a parte que vc falou:"Viver sem máscaras, conviver com pessoas de carne e osso, cheias de defeitos onde você não pode apertar o botão "Ficar invisível" é muito complicado.
    Como sempre, um humor inteligente e construtivo!

    ResponderExcluir
  10. Muito bom seu post Douglas, parece até que me vi, rs. Principalmente na parte:"O problema é que o mundo virtual não conseguiu preencher o que o ser humano não conseguiu no mundo real: O vazio existencial. E com ela, aumentamos a carência, necessidade de atenção... estamos tão prózimos e tão distantes... E pra mim não tem nada pior que um ser humano tentando conseguir um pouco de atenção."
    Continue assim, adoro seu blog! ;*

    ResponderExcluir
  11. Viver sem máscaras, conviver com pessoas de carne e osso, cheias de defeitos...
    É assim que se escolhe viver agora...ser famosão de mentira na net,ou correr atras do prejuízo e ser um zé na vida real...Dá muito trabalho batalhar pra ter grana,emprego,estabilidade...a internet vem com tudo isso pronto,vc só n sabe onde tira seu ticket de felicidade...
    No mais,eu tô no coração...Cada dia mais e melhor!Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  12. Internet tudo o que vc gostaria de ser! hahaah

    Já reparou que qts + seguidores vc tem, mais gente puxasaco aparece? haahha

    D+ suas tiras como sempre, eu não abandonei o prancheta haahha Estou olhando tudo até onde parei haahha

    ResponderExcluir